Você já reparou que para uma mesma idéia sempre haverá pessoas que dirão por que ela não funciona e outras, que dirão como ela poderia ser realizada?
Que sempre haverá pessoas que encontram problemas pra qualquer solução apresentada e outras que acharão uma solução para qualquer problema que se apresente?
O que diferencia estas pessoas?
Seria cultura, personalidade, educação, definição religiosa, nacionalidade? Tudo isso junto?
Tenho refletido muito a respeito deste tema…
Tendo a acreditar que acima de tudo é uma questão de escolha:
Você pode escolher ser a pessoa que soluciona, que empurra, que pergunta: como fazer? Como superar os problemas potenciais, sem matar uma boa ideia?
E aqui estamos falando da vida, desde as pequenas coisas: você vai pra praia, depois de muito tempo sonhando com dias ensolarados… e chove. Você pode ficar no mínimo chateado e acabar com seus dias tão sonhados, ou encontrar uma solução como colocar a leitura em dia, ir àquele restaurante bacana que não ia há tempos e curtir o que tinha planejado de um jeito diferente…ou curtir as férias mais chatas dos últimos tempos.
Ou decidir curtir a solidão de um fim de semana ao invés de se aborrecer com a circunstância, como a Serena falou no “Sozinha… e um omelete“?
No trabalho, onde passamos a maior parte do nosso tempo, isto é ainda mais impactante.
Não é muito mais inspirador, gostoso e enriquecedor trabalhar, dividir projetos com pessoas que têm uma perspectiva positiva e aberta para novas idéias? Mesmo que sejam muitas vezes arriscadas e difíceis… Desenvolver um olhar de como viabilizar ao invés de matar a idéia por medo de falhar?
Não é muito mais inspirador trabalhar com pessoas que mantêm, por escolha, acredito, um astral positivo apesar do contexto complicado?
Logo no trabalho, onde temas simples podem virar muitos complexos e onde espera-se um ambiente de pessoas pragmáticas. Mas ser pragmático não significa ser inteligente. Inteligência tem a ver com criar um ambiente mais aberto, criativo e melhor. Inteligência é não deixar que o ambiente de trabalho te transforme em um ser humano frustrado, infeliz e sim em uma pessoa melhor….tendo um olhar desenvolvido para encontrar soluções onde ninguém vê.
O mundo precisa mais de pessoas que fazem a roda girar, que fazem o colega do trabalho sorrir ao encontrar um parceiro pra realizar seus projetos; que faz o almoço em família ser mais feliz, apesar dos desafios familiares; que provoca os amigos a buscarem uma perspectiva positiva para seus problemas. Não é fácil! Mas quem foi mesmo que prometeu que seria? De quem é a culpa de não ser fácil? A gente escolhe se vai ser vítima ou autor. Como autores, pelo menos temos a chance de construir um mundo melhor, mais leve, mais humano, com mais soluções….
Problemas sempre existirão: a maneira de solucioná-los depende da escolha de cada um…
Precisamos fazer mais escolhas incertas, arriscadas, mas positivas…
Esta é a graça da vida e a minha proposta!
#miranalilian
Quer ler mais sobre o tema? Aqui vão algumas dicas: